
Património cultural viabiliza alargamento do Coro Alto da Igreja Matriz
- Publicado por Clave de Sul
- Categorias Notícias da Clave de Sul
- Data Julho 5, 2025
Evolução quanto aos problemas de acessibilidade e mobilidade dos organistas, arejamento e desumidificação do instrumento
O Património Cultural IP viabilizou o alargamento do Coro Alto do Monumento Nacional da Matriz de Loulé, local onde vai ficar implantado o Órgão Sinfónico em construção pelo Mestre Organeiro Dinarte Machado. O despacho favorável da instituição que tutela os monumentos nacionais, era sabidamente condição prévia para qualquer intervenção no imóvel classificado, tendo recebido parecer positivo da Unidade de Cultura da CCDR/Algarve IP à qual foi submetida a pretensão através da Câmara Municipal de Loulé, entidade competente para avaliar em primeira linha este género de intervenções no património integrado.
Refira-se que a premência desta decisão fez parte da exposição feita diretamente pelo Conselho Diretor da Clave de Sul ao Presidente do Património Cultural IP., Dr. João Soalheiro, em encontro que ocorreu no Palácio da Ajuda, em outubro de 2024. Neste encontro participaram o Arquiteto Víctor Mestre, responsável pelas obras de recuperação do Monumento Nacional da Matriz, e a Diretora Municipal, Dr.ª Dália Paulo, alta responsável da Câmara Municipal para os assuntos do Património e Cultura. O alargamento do Coro Alto da Matriz bem como a instalação de uma plataforma elevatória de acesso, cedo se revelaram elementos incontornáveis para a mobilidade e acessibilidade dos organistas.
O termo deste processo compreensivelmente moroso por força dos vários patamares burocráticos, era ansiosamente aguardado pela Clave de Sul que vê assim caminho aberto para construção e instalação do Grande órgão Sinfónico da Matriz de Loulé, estrutura com mais de cinco mil quilos, 1437 tubos sonoros distribuídos por 26 registos, dois teclados manuais e um teclado de pedal.
Loulé, 5 de julho de 2025
O Conselho Diretor




