
Conselho Consultivo inicial integra 39 Personalidades
- Publicado por Clave de Sul
- Categorias Notícias da Clave de Sul
- Data Março 29, 2025
Órgão de consulta permanente aprovado pela Assembleia-geral
O Conselho Consultivo dá início ao arranque do seu funcionamento como instrumento fundamental para traçar os rumos da Clave de Sul – Associação Musical do Algarve, incluindo na sua composição personalidades de reconhecida referência das áreas da Cultura, do Ensino, e da criatividade e interpretação musical. Presidida pelo Dr. João Luís Calçada Correia, a Assembleia-geral da Clave de Sul aprovou por unanimidade a composição inicial que inclui os antigos e atual Reitor da Universidade do Algarve (Adriano Pimpão, João Pinto Guerreiro, António Branco e Paulo Águas).
A Mesa do conselho é presidida pelo Dr. Carlos Alberto Fernandes, diretor do Agrupamento de Escolas Eng. Duarte Pacheco), coadjuvado nos plenários por três vice-presidentes – Helena Silva Gomes, Professora e Conselheira para a Igualdade de Género, Dalila Afonso, Diretora da Escola Secundária Laura Aires e Maria Helena Baião, Consultora. O plenário integra criadores musicais e intérpretes de inegável reconhecimento público, oriundos ou profundamente ligados ao Algarve, como Pedro Jóia, Ricardo Martins, Mário Laginha, Nelson Conceição, Nuno Guerreiro, Luís Galrito, Dino Santiago, e Paulo Guerreiro, Professor de Trompa na Escola Superior de Música de Lisboa e Coordenador do Naipe de Trompas da Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional de São Carlos.
São membros deste conselho também Manuel Rocha, Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Conservatório de Música de Loulé, e o atual Diretor, Sérgio Leite, pianista, juntamente com Vítor Mestre, Arquiteto responsável pela reabilitação da Igreja da Matriz (Monumento Nacional), Mestre Organeiro Dinarte Machado, Filipe Veríssimo, Organista e Mestre Capela da Igreja da Lapa (Porto), e o Cónego Carlos Aquino, Pároco de São Clemente.
Antigos governantes (Guilherme d’Oliveira Martins e João Cravinho), ex-deputados, como José Mendes Bota e Vitor Neto Também empresário e atual Presidente do NERA), , e o ex-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Sebastião Seruca Emídio, garantiram a honra de inclusão no Conselho Consultivo da Clave de Sul, assim como os historiadores Marco Sousa Santos e Luísa Martins, o antigo bailarino e investigador António Laginha, o crítico e teórico musical Rui Vieira Nery, e o Maestro Osvaldo Ferreira.
O quadro inicial do conselho completa-se por ora com o Prof. Jubilado da UALG Pedro Ferré, a Escritora e Conselheira de Estado Lídia Jorge, advogados Álvaro Café e Carmo Afonso (também comentadora), jornalista Idálio Revez, Luísa Fernandes (professora de Música na Escola Cabanita), e Teresa Cabrita, diretora da Escola Profissional Cândido Guerreiro de Alte.
Os Estatutos da Clave de Sul estabelecem (Art.º 18, n.º 4) que “os titulares do Conselho Consultivo são designados para exercício por tempo indeterminado até que ocorra ato de renúncia ou de destituição”.




