
Assembleia-Geral Ordinária: Convocatória
- Publicado por Clave de Sul
- Categorias Notícias da Clave de Sul
- Data Março 8, 2025
Assembleia-geral de 21 de março de 2025
Após um prolongado período preenchido com as tarefas legais e de instalação, geridas as consequências da pandemia e pós-pandemia. A Clave de Sul – Associação Musical de Loulé, entra na sua fase de plenitude estatutária, com a convocatória da segunda Assembleia-geral para o próximo dia 21 de março. Dois pontos altos destacam-se na ordem e trabalhos do mais importante órgão da associação, presidido pelo Dr. João Luís Calçada Correia, designadamente a aprovação dos termos da adjudicação da construção do órgão Sinfónico previsto para ser instalado na Matriz de Loulé, e a aprovação de novos Estatutos que indiretamente definirão a propriedade e fruição do instrumento.
Os Estatutos em vigor da Associação, constituída no regime simplificado de “empresa na hora” em agosto de 2021, cedo se revelaram insuficientes para sustentar cabalmente os projetos de sustentação da Clave de Sul, que saída de uma Comissão pró-Órgão, se transformou numa organização associativa por vontade expressa dos seus aderentes.
Na sequência dos novos estatutos também em breve a serem objeto de escritura pública, a Clave de Sul tem em vista a assinatura para breve do Protocolo de Cooperação com o Conservatório de Música de Loulé no sentido da criação do ensino organístico neste estabelecimento público, único com tal característica no Sul do País, e cuja frequência no ensino articulado excedeu de longe as expectativas iniciais. A Clave de Sul igualmente fica preparada para requerer ao Ministério da Cultura a classificação de relevante Interesse Cultural para os projetos que abarca, e a classificação de Instituição de Utilidade Pública junto do Ministro da Presidência do Conselho de Ministros.
O impacto dos novos Estatutos provoca de imediato o alargamento dos corpos sociais da Associação, cumprindo assim dois objetivos organiza ciais – a implicação direta ou indireta das escolas públicas e privadas do Concelho a vários níveis, e a igualdade de género pelos critérios de competência, responsabilidade e generosidade dos integrantes, muito para além das quotas de participação.
Particularmente relevante é também a plena entrada em funcionamento do Conselho Consultivo Permanente da Associação, presidido pelo Dr. Carlos Alberto Fernandes, Diretor do Agrupamento de Escolas Eng. Duarte Pacheco, e que, para além dos antigos Reitores e atual da Universidade do Algarve, integra um vasto elenco de músicos e personalidades de relevo da Cultura e da Política Nacional com origem algarvia ou profundamente ligadas à Região.
Para a construção do Órgão Sinfónico na Matriz de Loulé, sob responsabilidade do Mestre Organeiro Dinarte Machado, prevê-se contratualmente um prazo de 7 a 19 meses, e a Clave de Sul, prepara desde já o concerto inaugural com convite a organista de marcante relevo internacional cujo nome a Associação oportunamente revelará.
Refira-se ainda que a Associação, além dos apoios mecenáticos de empresas sediadas ou a operar no Concelho de Loulé e que deram pronto eco aos apelas da Clave de Sul, a Associação vai lançar uma campanha Pública de Donativos contando com a generosidade e o brio das gentes da Região para que o órgão Sinfónico da Matriz de Loulé, seja uma realidade legada para as gerações futuras.
Convocatória
Tag:Assembleia Geral




